Alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental do Centro Educacional "Simões Filho" participaram da 1ª fase da OBI 2016, nos níveis 1 e 2 da modalidade iniciação, destinada aos alunos que estão iniciando o aprendizado de lógica da programação. Em 2015, 10 alunos do CESF classificaram para a 2ª fase da olimpíada.
As provas da 2ª fase para da modalidade iniciação serão realizadas no dia 5 de agosto. Os estudantes serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, de acordo com seu desempenho na competição. Os melhores colocados poderão participar de um curso de Programação Avançada na Unicamp.
O professor de informática do CESF e responsável pela aplicação das provas, Zevaldo Sousa, diz que a OBI estimula os alunos a desenvolverem técnicas mais avançadas de programação.
"O ensino de programação é importantíssimo para a melhoria do aprendizado em todas as disciplinas, pois envolvem, na maioria dos casos, uma plataforma divertida, educativa e gamificada" falou o professor Zevaldo Sousa.
Organizada pelo Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp), a Olimpíada Brasileira de Informática tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação. A competição conta com a participação de estudantes de todo o Brasil, do nível fundamental até a graduação.