quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CESF: 60 anos de uma história na História de Maragogipe

No dia 13 de Abril de 1953, o professor Gerson Silva e o senhor Cid Seixas Fraga com o apoio do prefeito Ariston Pimentel Vieira, fundaram o primeiro ginásio de Maragogipe. O prédio onde esta instituição de ensino se localiza, fica na Rua Geny de Moraes, nº 16.

Teve por objetivo alargar os horizontes dos jovens maragojipanos que, até aquele momento, precisavam ir a outras cidades para concluir seus estudos. Assim o Ginásio “Simões Filho” (nome dado com o objetivo de homenagear o Ministro da Educação da época, pois foi ele quem autorizou o funcionamento da instituição, Ernesto Simões Filho, baiano, morador da cidade de Cachoeira e uma grande referência para os jovens da época), representou naquele momento o desejo, ou melhor, o sonho de muitos maragogipanos que desejavam ver seus filhos prosseguirem os seus estudos. Esse sonho começava a ser realizado.

Muitos mestres de grande valor, tanto quantitativa quanto qualitativamente, passaram por aqui, tornando-se inesquecíveis por sua competência e dedicação. Podemos relembrar das aulas do Dr. Odilardo Uzeda Rodrigues, da Profa. Adjovita Marques de Sousa, do Pe. Florisvaldo José de Sousa, da Profa. Maria de Lourdes Fraga, da Prof. Valquíria Armede Ribeiro, da Profa. Maria do Amparo S. Santos, da Profa. Celeste Maria Guerreiro, do Dr. Ronaldo Souza, entre tantos outros cujos nomes não me vêm à memória, que fizeram história e a História deste colégio. Professores que marcaram profundamente na mente de várias pessoas e que até hoje são lembrados por muitos cidadãos que passaram por aqui.

Com o afastamento de seus fundadores, a escola foi adquirida pelo Médico e Professor, Dr. Odilardo Uzeda Rodrigues, e que dirigiu de 1964 a 1982, sendo este o criador, da escola de aplicação do curso normal, Magistério e Administração, a escola Nossa Senhora das Graças, atualmente substituído pelo Ensino Médio. Alguns anos mais tarde, a instituição adotou a denominação de Centro Educacional “Simões Filho”, servindo de padrão na educação em Maragogipe.

Atualmente, os herdeiros de Dr. Odilardo, Profª Odete Amanda, Profª Izaura Marly, Odilardo, Temistocles, Manoel, e no lugar da Profª Lucia Maria, seus filhos que ajudados por dedicados professores e funcionários, buscam, aliando tradição e modernidade, manter vivo o seu compromisso de educar os jovens maragogipanos.

Manter a qualidade de trabalho que sempre foi a marca do CESF nestes 60 anos de história faz parte da nossa missão, e para isso contamos hoje com uma equipe de professores dedicados, conscientes do valor da Educação, não só para o crescimento pessoal como mole propulsora do progresso da nossa terra.