CESF - 60 anos de muito patriotismo!

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NOVO: Sistema Acadêmico é implantado no CESF

Acesse e confira informações sobre seu filho: cesfmaragogipe.wpensar.com.br

A Família CESF aguarda seu filho!

Aqui você encontrará muita interação no CESFolia, no CESForró, nas Semanas do Meio Ambiente, do Estudante e nas Feiras.

Atividades interdisciplinares para facilitar aprendizagem

Professores se integram na busca por uma melhor compreensão dos conteúdos escolares.

Alunos e ex-alunos se envolvem com a música na FANCESF

Os professores Zevaldo Sousa, Elan Kilder e Naineide são os responsáveis pelo ensino de música no CESF.

domingo, 16 de junho de 2013

Tatay e Queridões do Forró animarão CESForró 2013

Alô, galera!

O CESFORRÓ 2013 será bem animado.

Tatay e Banda Queridões do Forró animarão a nossa festa!

Dia: 21 de junho
Local: quadra do CESF
Horário: das 17h30 às 22h

Venda de Ingresso antecipada: Biblioteca CESF e no dia: na portaria, a partir das 19h (número limitado)
Se você quiser, já pode reservar uma mesa para 4 pessoas! (número limitado de mesas)

Mesa: R$ 30,00 com 4 lugares vendas até sexta feira – dia 21 – 14h (número limitado de mesas!)
Preço do ingresso R$ 5,00 até sexta feira – dia 21 – 14h
Na porta: R$ 8,00 a partir das 19horas do dia 21 (número limitado de ingressos)

Não perca! Vai ser arretado de bom!

Maiores informações: Ligue: (75) 3526-1105



sábado, 15 de junho de 2013

Lección 3 - Nuestras Viviendas - p 198.



Alumno del primeir año.
Presente aquí tus respuestas al ejercicio propuesto en la página 198 .

Profe Odete Amanda

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Regulamento e Tarefas da Gincana Ecológica do CESF 2013

REGULAMENTO: ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

A divulgação da Gincana Ecológica acontecerá no dia 03 de junho de 2013 (segunda-feira), às 15h no auditório e a abertura será realizada no dia 07/06/13, no auditório da escola, das 8h30 às 11h30, no turno matutino, e das 14h às 17h30 no turno vespertino devendo cada equipe e professor responsável chegarem com meia hora de antecedência para organização da equipe e torcida organizada.

Objetivos
  • Alertar a comunidade escolar sobre as consequências graves ocasionadas pelo mau uso e falta deste precioso líquido, fonte de vida dessa Terra- planeta água;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão de ideias e emissão de opinião na tomada de decisões para o bem da coletividade;
  • Comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Das Equipes
As equipes deverão ser compostas de alunos do 6º ano do E.F. ao 3º ano do E.M. identificadas por símbolos previamente estabelecidos via sorteio. As equipes serão formadas no dia 03/06 e cada uma escolherá o professor representante.

Da Identificação
1. Cada equipe deverá ter uma faixa com o tema da equipe e símbolo correspondente;
2. Os alunos de cada equipe deverão vestir uniforme de Ed. Física.

Das Tarefas
Algumas tarefas serão anunciadas no dia 03/06 e outras, de caráter surpresa, serão anunciadas no dia do evento.

Da Pontuação
As tarefas terão pontuação diferente.
Ganhará pontos extras a equipe que tiver:
  1. o melhor grito de guerra;
  2. a torcida mais animada e mais disciplinada;
  3. a torcida mais criativa nas apresentações das tarefas
Perderá pontos a equipe que:
  1. os alunos se desentenderem e/ou promoverem brigas;
  2. os alunos não respeitarem os colegas das outras equipes;
  3. apresentar-se desorganizada nos momentos da Gincana;
  4. equipe com número reduzido de participantes;
  5. desobedecer ao comando do professor responsável.;
  6. não cumprir as regras da gincana.
Haverá critérios de desempate, definidos pela comissão do evento. A coordenação decidirá pela disciplina, organização, criatividade e harmonia dos grupos.

Da Premiação
Cada equipe participante de forma efetiva e integrada ganhará 1,0 (um) ponto na disciplina que desejar, a ser computado nesta II Unidade; e a equipe vencedora ganhará mais 1,0 ponto extra totalizando 2,0(dois) pontos.

Disposições Gerais
Todas as equipes deverão respeitar os outros adversários e o Regulamento da Gincana Ecológica;
Os alunos deverão estar atentos às orientações e horários divulgados pela coordenação da Gincana;
A Gincana será encerrada no auditório com apresentação da última tarefa e divulgação da equipe vencedora.


TAREFAS
Do 6º ano do E.F. ao 3º ano do E.M.

Provas para o dia 06/06/2013 - Apresentação

Número 1: PROVA JORNALÍSTICA
Produzir um Mural Informativo contendo notícias sobre a água. As notícias pode denunciar situações de agressão, práticas e projetos inovadores, situações relacionadas à sustentabilidade, relato de situações referentes a situação da água em Maragogipe e sobre o que foi discutido na RIO +20 sobre esse tema. As notícias devem conter fonte  e data de publicação. Os textos devem ser revisados pelo professor orientador para não conter erros gramaticais e o mural deve ser exposto no corredor do pavilhão N.S.G. até quinta-feira de manhã.
Pontos: 50

Número 2:  PROVA FALANDO COM QUEM SABE
Convidar um especialista para falar sobre a falta d'água em Maragogipe: causas e consequências.
Tempo: 10 min por equipe
Pontos: 50
Horário: 10h e 15h (para atender disponibilidade do convidado)
Local: Auditório da escola

Número 3:  PROVA ARTÍSTICA
Cada equipe ficará responsável por criar uma fantasia de material reciclado que deverá ser usada no dia da apresentação das tarefas por um de seus integrantes. Apresentação em forma de desfile. Cada equipe deverá explicar sua fantasia (Qual mensagem está sendo transmitida pela fantasia)
Tempo: 10 min por equipe
Pontos: 50
Local: Auditório da escola

Provas para o dia 07/06/2013

Número 6: PROVA DA EXPERIMENTAÇÃO
Apresentar um experimento que demonstre a qualidade e tipos da água.
Tempo: 15 min por equipe
Pontos: 30
Local: Auditório da escola

Número 7:  PROVA DA DRAMATIZAÇÃO
Encenar uma peça teatral que fale do mau uso da água e suas consequências. A equipe que apresentar a peça com cenário e outros recursos teatrais ganhará mais 10 pontos.
Tempo: 15 min por equipe
Pontos: 50
Horário: 10h e 15h (para atender disponibilidade do convidado)
Local: Auditório da escola

Número 8:  PROVA DA CAMPANHA
Realizar uma campanha para mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar sobre a situação atual dos rios de Maragogipe.
Tempo: 50 min por equipe
Pontos: 50

Local: Auditório da escola

Número 9:  PROVA DA MÚSICA
Trazer um músico local para cantar uma música que fale de água.
Tempo: 30 min por equipe
Pontos: 15


Local: Auditório da escola

quarta-feira, 29 de maio de 2013

CESF realiza a VI Semana do Meio Ambiente e Gincana Ecológica



VI SEMANA DO MEIO AMBIENTE
ANO 2013

Tema: Água
Período: 03 a 07/06/13
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio (com as devidas adequações)
Áreas do conhecimento: Todas as disciplinas do Currículo Escolar.

Objetivos:
  • Alertar a comunidade escolar sobre as consequências graves ocasionadas pelo mau uso e falta desse precioso líquido, fonte de vida desta Terra – planeta água;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão de ideias e emissão de opinião na tomada de decisões para o bem da coletividade;
  • Comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Justificativa: A Semana do Meio Ambiente é uma semana relevante para o CESF, em que, durante esse período, os alunos apresentam trabalhos, assistem palestras, fazem entrevistas, realizam experimentos, observam, analisam... e discutem ideias relacionadas à preservação do meio ambiente.
Neste ano de 2013 a Semana do Meio Ambiente da nossa escola tem como temática, mais uma vez, a preservação e o consumo consciente da água, recurso mais importante para a vida no planeta.
As atividades realizadas no período de 03 a 07 de junho serão norteadas a partir dos seguintes subtemas:
  • De onde vem a água?;
  • Qualidades e tipos da água;
  • Situação atual dos rios de Maragogipe;
  • Falta d’água em Maragogipe: causas e consequências;
  • Seja um consumidor sustentável;
  • Por dentro da Rio + 20

Os subtemas serão estudados em sala de aula de forma interdisciplinar e apresentados durante a GINCANA ECOLÓGICA, a ser realizada no dia 07/06/13. A Divulgação do Regulamento da Gincana acontecerá dia 03 de junho. Fique atento!!

Culminância: Dia 07/06/13.

Avaliação: A avaliação se dará durante o período que acontecerá a Semana do Meio Ambiente, através da observação dos professores e da coordenação do evento em relação ao nível de engajamento dos alunos nas aulas e nas atividades propostas.

domingo, 14 de abril de 2013

Mensagem de agradecimento sobre celebração do Jubileu de Diamante do CESF

Caros amigos,

caros alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, funcionários e ex-funcionários.

Obrigado a todos vocês a quem podemos denominar “família Cesf” e que presentes ou em pensamento se uniram a nós nas comemorações pelos 60 anos de nossa tão querida escola. Foram momentos inesquecíveis.

Agradecimentos especiais a aqueles que através de gestos, palavras e ações colaboraram mais intensamente na organização das festividades, dando muito de si para que tudo saísse da melhor forma possível. E foram tantos...

Obrigado pela presença, pela alegria, pela colaboração, por esse sentimento de união que emana nos momentos em que juntos rememoramos vivências nesse antigo casarão, tão importante na história de nossa terra.

Mais uma vez obrigado. Continuemos juntos. Nossa história continua ...

Em nome da Direção e demais membros da Entidade Mantenedora,
Odete Amanda

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Desafio de Matemática do CESF: Etapa 05 e Respostas da Etapa 04

Nível 1 – 1º ao 5º ano EF

De 15 de abril até 19 de abril
DM 05 – Você gosta de ler histórias? Na nossa biblioteca tem muitas historinhas interessantes sobre os mais incríveis personagens! Tire dez letras da sequência e descubra o nome de um personagem infantil.

SPINETÓELQUETIRAOS


Nível 2 – 6º e 7º ano EF

De 15 de abril até 19 de abril
DM 05 – Você gosta de ler histórias? Na nossa biblioteca tem muitas historinhas interessantes sobre os mais incríveis personagens! Tire dez letras da sequência e descubra o nome de um personagem infantil.

SPINETÓELQUETIRAOS


Nível 3 – 8º e 9º ano EF

De 15 de abril até 19 de abril
DM 5- Tia Nastácia foi à feira comprar frutas em uma barraca que ainda usa balança de dois pratos; verificou que 4 abacates pesam o mesmo que 9 bananas e que 3 bananas pesam o mesmo que 2 laranjas. Querendo comprar o mesma massa de laranjas e abacates, se comprar 9 laranjas, quantos abacates deverá comprar?


A) 1
B) 2
C) 4
D) 5
E) 6

Nível 4 – 1º ao 3º ano EM

De 15 de abril até 19 de abril

DM 05 – A respeito da resposta de um problema, Narizinho, Pedrinho, Emília e Visconde fizeram as seguintes afirmações:

– É maior que 5. – disse Narizinho.
– É menor que 10. – disse Pedrinho.
– É um número primo. – disse Emília.
– É maior que 12. – disse Visconde.

Entre as afirmações acima, quantas, no máximo, podem ser verdadeiras?

A) 0
B) 1
C) 2
D) 3
E) 4

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Exercícios da Etapa 04 (AQUI)
Respostas da Etapa 05 (AQUI)

RESPOSTA DA ETAPA 04

V Olimpíada Interna de Matemática – 2013
Solução do problema proposto no dia 04 de abril


Nível 1 – 1º ao 5º ano EF

De 4 de abril até 10 de abril

DM 04 – É tempo de aniversário! A nossa escola está fazendo 60 anos e pró Marly mandou fazer várias tortas como a que aparece na ilustração abaixo. Ajude pró Marly a resolver essa dúvida!


Solução:
Basta fazer dois cortes verticais e um corte horizontal.
Ao fazer dois cortes verticais (pode ser em forma de X), a torta estará dividida em 4 pedaços. Quando fizermos o corte horizontal, o número de pedaços será multiplicado por 2, ou seja, teremos 8 pedaços com apenas 3 cortes.



Nível 2 – 6º e 7º ano EF

De 4 de abril até 10 de abril

DM 04 – É tempo de aniversário! A nossa escola está fazendo 60 anos e pró Marly mandou fazer várias tortas como a que aparece na ilustração abaixo. Ajude pró Marly a resolver essa dúvida!


Solução:
Basta fazer dois cortes verticais e um corte horizontal.
Ao fazer dois cortes verticais (pode ser em forma de X), a torta estará dividida em 4 pedaços. Quando fizermos o corte horizontal, o número de pedaços será multiplicado por 2, ou seja, teremos 8 pedaços com apenas 3 cortes.




Nível 3 – 8º e 9º ano EF

De 4 de abril até 10 de abril

DM 04 - Professor Elan sorteou três dos seus alunos para beberem ou suco ou refrigerante no dia do aniversário da escola.

Se Taline pede a mesma bebida que Daniel, então Lucila pede suco.
Se Taline pede uma bebida diferente da de Lucila, então Daniel pede suco.
Se Lucila pede uma bebida diferente da de Daniel, então Taline pede suco.

Sabendo que apenas um deles pede a mesma bebida, é verdade que

A) Daniel sempre pede refrigerante.
B) Daniel sempre pede suco.
C) Lucila sempre pede suco.
D) Taline sempre pede refrigerante.
E) Taline sempre pede suco.

Solução
Sabemos que:
(1) Se Taline pede a mesma bebida que Daniel, então Lucila pede suco.
(2) Se Taline pede uma bebida diferente da de Lucila, então Daniel pede suco.
(3) Se Lucila pede uma bebida diferente da de Daniel, então Taline pede suco.

De acordo com (1), podemos então pensar assim:

Mas, de acordo com (2), a opção 1 não serve, pois Taline e Lucila bebem bebidas diferentes e Daniel bebe refrigerante e não, suco.

De acordo com (3), temos mais duas opções.

Mas, de acordo com (1), a opção 3 não serve, pois Taline e Daniel bebem bebidas iguais e Lucila bebe refrigerante e não, suco.

Logo, em qualquer das situações Taline sempre bebe suco. Letra E)


Nível 4 – 1º ao 3º ano EM

De 04 de abril até 10 de abril

DM 04 - Para a festa de aniversário da escola, professora Carla planejou um arranjo composto por 32 hexágonos que serão montados com varetas, todas de comprimento igual ao lado do hexágono. Quantas varetas são necessárias para montar o arranjo?

A) 113
B) 122
C) 123
D) 132
E) 152

Solução:

Comecemos com uma primeira camada composta por 3 hexágonos como na configuração abaixo.

Verifiquemos que são necessárias 18 – 2 = 16 varetas, pois uma vareta pertence a dois hexágonos em duas situações.

Para formar uma “nova camada”, são necessárias 11 varetas (linhas cheias no desenho abaixo.

Assim, com nove dessas camadas anexadas à primeira temos 30 hexágonos e 16 + 9 x 11 = 115 varetas.

Para completar a configuração, devemos anexar mais 2 hexágonos, sendo necessárias mais 8 varetas, conforme desenho abaixo.

Assim, o número necessário de varetas para construir o arranjo é 115 + 8 = 123.

Alternativa C).