História

História do Centro Educacional "Simões Filho"

Por: Zevaldo Luiz
E-mail: zevaldo.sousa@gmail.com

No dia 13 de Abril de 1953, como demonstrado na matéria de jornal ao lado, o professor Gerson Silva e o senhor Cid Seixas Fraga com o apoio do prefeito Ariston Pimentel Vieira, fundaram o primeiro ginásio de Maragogipe. O prédio onde esta instituição de ensino se localiza, fica na Rua Geny de Moraes, nº 16 e foi doado pelo prefeito da época para seu funcionamento, com o objetivo de alargar os horizontes dos jovens maragojipanos que, até aquele momento, precisavam ir a outras cidades para concluir seus estudos. Assim o Ginásio “Simões Filho” (nome dado com o objetivo de homenagear o Ministro da Educação da época, pois foi ele quem autorizou o funcionamento da instituição, Ernesto Simões Filho, baiano, morador da cidade de Cachoeira e uma grande referência para os jovens da época), representou naquele momento o desejo, ou melhor, o sonho de muitos maragogipanos que desejavam ver seus filhos prosseguirem os seus estudos. Esse sonho começava a ser realizado.

Muitos mestres de grande valor, tanto quantitativa quanto qualitativamente, passaram por aqui inclusive o Dr. Odilardo Uzeda Rodrigues, a Profa. Adjovita Marques de Sousa, o Pe. Florisvaldo José de Sousa, Profa. Maria de Lourdes Fraga, Profa. Maria do Amparo S. Santos, Profa. Celeste Maria Guerreiro, Dr. Ronaldo Souza, entre tantos outros cujos nomes não me vêm à memória, que fizeram história e a História deste colégio. Professores que marcaram profundamente na mente de várias pessoas e que até hoje são lembrados por muitos cidadãos que passaram por aqui.

Com o afastamento de seus fundadores, a escola foi adquirida pelo Médico e Professor, Dr. Odilardo Uzeda Rodrigues, sendo este o criador, da escola de aplicação do curso normal, a escola Nossa Senhora das Graças. Alguns anos mais tarde, a instituição adotou a denominação de Centro Educacional “Simões Filho”, servindo de padrão na educação em Maragogipe com os cursos de 1° e 2° Grau.

Atualmente, os herdeiros de Dr. Odilardo, Profª Odete Amanda, Profª Izaura Marly e Profª Lucia Maria, Odilardo, Temistocles e Manoel, ajudados por dedicados professores e funcionários, buscam, aliando tradição e modernidade, manter vivo o seu compromisso de educar os jovens maragogipanos.