segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Coordenação Pedagógica do CESF - cordialidade, respeito e confiança


Coordenadoras: professoras Marilena Seixas e Andreia Sales.

O que a Direção espera da coordenação?
As coordenadoras deverão procurar estabelecer um clima de cordialidade, respeito e confiança mútua com toda a equipe de trabalho do CESF de modo a conseguir o apoio e interesse de todos na implantação dos projetos que vierem a sugerir para o desenvolvimento do trabalho pedagógico da escola.

Quanto ao atendimento ao professor:
• Realizar os encontros com o planejamento em mãos para acompanhar sua execução (conteúdos, avaliação, objetivos alcançados) e registrar por escrito as informações queixas e solicitações dos professores.
• Sugerir e cobrar o uso dos recursos pedagógicos à disposição na escola: biblioteca, retro-projetor, tv/vídeo/dvd, Internet, laboratório, mapas e outros materiais existentes.
• Acompanhar resultados de aprendizagem dos alunos procurando descobrir causas de possíveis resultados negativos e meios de saná-los.
• Incentivar, sugerir e fornecer material para estudo. Elogiar quando for o caso.

Quanto ao atendimento aos alunos:
• Dar toda atenção quando solicitada.
• Elogiar sempre que possível.
• Chamar para conversar em relação a informações ou queixas recebidas con-duzindo a conversa de modo a levar o aluno a refletir sobre suas atitudes e a dispor-se a mudá-las quando necessário. Acompanhar o resultado da con-versa.
• Chamar os responsáveis sempre que o aluno apresentar faltas freqüentes, baixo rendimento, atitudes negativas. Fazer registro escrito da convocação e do encontro resultante, procurando estabelecer com a família uma relação de parceria em benefício do aluno.

Quanto ao atendimento aos pais:
• Ouvir com atenção. Em caso de queixa,se desconhece o fato pedir tempo para investigar o ocorrido. Dar retorno ao queixoso. Anotar e datar. Nunca condenar o professor, mesmo que ache que o colega errou, contornar a si-tuação e buscar resolvê-la da melhor forma possível.
• Quando o pai estiver atendendo um chamado da escola, agradecer pela a-tenção e explicar cuidadosamente a situação que deu origem ao chamado. Anotar.

Além disso desejamos uma atenção especial à Biblioteca visando dinamizá-la. Quem sabe conseguiríamos promover a existência de um Círculo do Livro envolvendo pais, professores e funcionários? E um Jornal do Cesf com apoio das bibliotecárias e dos professores de Informática? Seriam vitórias importantes rumo à excelência que buscamos.