segunda-feira, 31 de março de 2008

História do 1º de Abril


  • Deixar um recado maluco na sua secretária eletrônica. Pode ser algo do tipo "Sinto muito, mas nossa família precisou mudar-se às pressas para a Nova Zelândia. Não voltaremos ao Brasil tão cedo. Obrigado".

  • Quer pregar uma peça na sua mãe? Pergunte se ela já pensou nos nomes dos três filhotes de cachorro que seu pai comprou e trará para a casa no fim do dia.

  • Passe em uma loja de truques e mágicas e monte seu arsenal de trotes. Vale chiclete que deixa a boca azul, caneta que solta tinta, almofada que faz barulho de pum, gelo falso com mosca dentro...

  • Voltando, já pensou agora, que hoje você está lendo este artigo e sentiu uma imensa vontade de pregar uma peça no seu colega ao lado e ainda no fim dizer aquelas palavrinhas mágicas, primeiro de Abril, passou e você não viu! Cara vá em frente, por que hoje é permitido fazer pelo menos uma zuação com seu colega, seu amigo, seu parente, vizinho ou seja lá com quem for, agora tome cuidado com as brincadeiras pesadas, e também não faça nenhuma piadinha sem graça com quem não conhece ou com quem está zangando no dia.


    Mas voltando ao assunto, iremos falar um pouco da história do primeiro de Abril, passou e você não viu!! rsrsrsrs.

    No dia 1o de abril de 1564, ocorreu na França uma brincadeira em referência ao decreto real de Carlos IX, que adotou do calendário gregoriano, na França, ele decretou que o ano fosse iniciado no dia primeiro de janeiro, o que gerou uma confusão muito grande, pois não havia os meios de comunicação para propagação da nova data.


    Até então, o Ano Novo era comemorado no dia 25 de Março, isso desde o século XVI, data que assinalava a chegada da primavera. As festividades duravam uma semana e terminavam no dia 1o de Abril. Dia esse que, antes do decreto acima citado era reconhecido como início do ano e depois passou a ser conhecido como dia da mentira por motivo das brincadeiras que eram feitas para provocar risos. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.


    Essas brincadeiras, apareceram por todo o mundo, como por exemplo, a da carta, que se enviava por um portador designada a outra pessoa, na qual continha a seguinte frase: “Hoje é primeiro de abril. Mande este burro para onde ele quiser ir”. Outra brincadeira valia-se de mandar cartas convidando amigos para o casamento de pessoas que não se conheciam, nestas eram indicados todos os detalhes sobre o casamento fictício.


    Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool’s Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d’aprile e poisson d’avril, o que significa literalmente “peixe de abril”.


    No Brasil a data começou a ser propagada em Pernambuco, onde circulou “A Mentira” em 1o de Abril de 1848, que noticiava sobre o falecimento de Dom Pedro,


    - Nessa madrugada de 1º de Abril, morreu o Imperador do Brasil Dom Pedro


    Desmentida no dia seguinte. “A Mentira” saiu pela última vez em 14 de Setembro de 1849, esta solicitava aos credores um acerto de contas proposto em um local inexistente, que se realizaria no dia 1o do ano seguinte.


    O dia da mentira não ocorre ao mesmo tempo em todo mundo. A data é pouco conhecida por pessoas que não vivem no ocidente.


    Superstições

    Tradicionalmente, supõe-se que as peças encerrem ao meio-dia. Supõe-se que os feitos posteriormente tragam a má sorte ao perpetrador. Contudo, isto não é universalmente aceito, e muitas peças já foram praticadas depois do meio-dia.


    Alguém que não consegue aceitar os truques, ou tirar proveito deles dentro do espírito da tolerância e do divertimento também deve sofrer com a má sorte. Também se diz que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o matrimônio, ou pelo menos a amizade dela.


    Outro mito ou a superstição diz que o matrimônio no Dia da Mentira não é uma boa idéia e que um homem que se case nessa data será para sempre controlado pela esposa (o que já acontece em grande parte das famílias, mesmo o casamento sendo em um dia comum).


    Atualidade


    A Internet faz com que seja difícil de saber se uma peça é perpetrada antes ou depois do meio-dia. Os fusos horários são diferentes em partes diferentes do mundo. O 1 de abril (ou primeiro de abril) não acontece simultaneamente em todo o mundo.


    Pessoas não-residentes no ocidente pouco conhecem o costume do Dia da Mentira e são mais vulneráveis a peças na internet. Ô, Beleza!!!


    Boatos


    “Em primeiro de Abril vão os burros onde não devem ir”. Muitas organizações de mídia propagaram inconscientemente ou deliberadamente peças no Dia da Mentira. Mesmo agências de notícias sérias consideram o Dia da Mentira uma brincadeira normal, e uma tradição anual.


    O advento da internet como um meio de comunicação mundial serviu para facilitar os traquinas no seu trabalho.


    Peças do Dia da Mentira que ficaram famosas


    • Kremvax: uma das primeiras peças pregadas na internet no Dia da Mentira.
    • Ilha de San Serriffe: O jornal britânico The Guardian publicou um suplemento em que mencionava esta ilha ficcional. O nome da ilha vem de "sans-serif", uma família de tipos tipográficos.
    • Plantação de espaguete: O canal de televisão BBC no programa Panorama apresentou em 1957 uma reportagem falsa sobre árvores de espaguete. Muitas pessoas interessaram-se em plantar árvores de esparguete em suas propriedades
    • Google Gulp: O Google cria a página sobre uma bebida sua.
    • Wikipedia: April 1, 2005/2005 Britannica takeover of Wikimedia: É criado na Wikipédia um artigo sobre a enciclopédica Britannica vai tomar o controle da Wikimedia e os seus projetos.
    Espero que vocês tenham gostado, e preguem bem uma mentira hoje, lembre-se a mentira não é pecado capital.


    rsrsrsrsrsrsrs.

    Links Utilizados
    http://bloginternacional.wordpress.com/2007/04/01/cultura-de-domingo-historia-do-1%C2%BA-de-abril/
    http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-mentira.htm