quinta-feira, 29 de maio de 2014

Resultado do Desafio de Matemática Nº 10 (23/05 - 29/05)

Conheça agora os resultados dos desafios da sétima rodada da Olimpíada Interna de Matemática do CESF. Do dia 23 de maio até 29 de maio. Veja se você acertou.

Desafio 10 - Dia 23 de maio até 29 de maio

Nível 1: Do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental
RM 10 - O passeio de Pró Marinez A figura representa a planta do jardim que fica perto da casa da pró Marinez. O tracejado ( - - - -) está representando o caminho que a ela seguiu, desde a porta do jardim até ao parque infantil.

1 – Porta do jardim
2 – Coreto
3 – Quiosque
4 – Praça do Poeta
5 – Alameda
6 – Zona das merendas
7 – Casa dos patos
8 – Lago
9 – Parque infantil

Complete o que ela contou sobre o passeio escrevendo os números dos locais por onde ela passou:
— Como era cedo, decidi dar um passeio. Da porta do jardim segui até ao coreto, depois virei à direita…

Solução
— Como era cedo, decidi dar um passeio. Da porta do jardim segui até ao coreto, depois virei à direita … 4 5 7 8 9.
— Como era cedo, decidi dar um passeio. Da porta do jardim segui até ao coreto, depois virei à direita … passei na Praça do Poeta (4), segui pela Alameda (5), virei à esquerda e passei pela casa dos Patos (7) e pelo Lago (8) quando virei à direita novamente e encontrei o Parque Infantil (9).

Nível 2: Do 6º ano ao 7º ano do ensino fundamental 
RM 10 - Observa as figuras A, B, C e D.

Usando as letras que as identificam, escreva, nas linhas abaixo, as que têm
lados paralelos: ________________
ângulos retos: ________________

Solução
As que têm lados paralelos são as figuras B e D.
As que têm ângulos retos são as figuras A e D.

Nível 3: Do 8º ano ao 9º ano do ensino fundamental 
RM 10 – (Este é um problema de uma olimpíada de Portugal)

O grupo da Joana vai construir instrumentos musicais como o da figura.


Para construírem este instrumento musical, eles precisam do seguinte material:
Descobre quantos instrumentos musicais o grupo da Joana consegue construir se tiver: 25 caricas, 15 pregos e 8 tábuas
Mostra como chegaste à tua resposta, usando desenhos ou contas.

Solução
Fazendo 6 instrumentos gastamos 
6 tábuas – sobram duas;
24 caricas – sobra uma;
12 pregos – sobram três.

Nível 4: Do 1º ano ao 3º ano do ensino médio
RM 10 – O alfabeto usado no planeta X tem somente duas letras: X e x. O sobrenome (nome de família) de cada um de seus habitantes é uma sequência formada por 4 letras. Por exemplo, xXxX é um possível sobrenome utilizado nesse planeta.
O maior número de sobrenomes diferentes que podem ser dados no planeta X é

A) 12 

B) 14 
C) 15 
D) 16 
E) 18 
Liste esses sobrenomes!

Solução
Se o sobrenome (nome de família) de cada um dos habitantes do planeta é uma sequência formada por 4 letras e só temos as letras X e x para formar esses nomes, temos quatro posições para serem preenchidas apenas com duas letras distintas e existe, claramente, a necessidade de repetirem-se letras.
Portanto, de acordo com o Princípio Fundamenta da Contagem, devemos multiplicar as possibilidades de preenchimento de cada uma das quatro posições: 2 * 2 * 2 * 2 = 16

São esses os 16 sobrenomes:

  1. XXXX 
  2. xXXX 
  3. xXXx 
  4. xXxx 
  5. XXXx 
  6. XXxx 
  7. xXxX 
  8. xxXx 
  9. XXxX 
  10. XxXx 
  11. xxXX 
  12. xxxX 
  13. XxXX 
  14. XxxX 
  15. Xxxx 
  16. xxxx

Obs.: Os desafios já foram publicados no mural da escola destinado aos desafios matemáticos da Equipe de Matemática do Centro Educacional "Simões Filho"