segunda-feira, 4 de março de 2013

Projeto de História: Conhecendo nossa cidade (Problemas e soluções)

Olá estudante de História!

Aqui quem escreve é o professor Zevaldo Sousa e antes de iniciarmos este projeto sobre a vida nas cidades, gostaria de lhe perguntar: De acordo com sua experiência de vida, quais são os problemas existentes em sua cidade e que tipo de solução você daria para resolver este problema? 

Sabendo que grande parte dos alunos precisam conhecer necessidade do estudo da História para perceber que a sua compreensão, ajudará e muito na solução dos problemas existentes na sua comunidade, na sua família e até na sua vida pessoal. Então, resolvi fazer diferente. Vamos conhecer nossa cidade?

Conheça Maragogipe através do programa MaragojipeGeo
Para começar a estudar a nossa cidade, que está enquadrada no tema, a vida urbana, vamos realizar uma pesquisa acerca da cidade em que vivemos. Caso você more no campo, pode focar, em seu trabalho, a cidade mais próxima ou, ainda, a que melhor conhece. Antes de começar o trabalho de pesquisa, lembre-se da nossa aula. Nela falamos um pouco sobre os problemas da nossa cidade, de outras cidades e da humanidade. Você já conhece alguns. Já sabe que tipo de problema você vai priorizar? 

Lembre-se, escolha 1 (um) problema para não dificultar a sua busca por respostas e soluções.

Agora, leia atentamente as instruções a seguir.

Objetivos do trabalho
Vou propor que você realize uma pesquisa com o objetivo de descobrir o grau de satisfação dos moradores com a cidade, identificando os problemas e, logo em seguida, na sala de aula, vamos discutir possíveis soluções para resolver estes problemas. Sendo assim será interessante você buscar informações com seus pais, avós e responsáveis. Eles podem lhe auxiliar nesta busca.

Levantamento estatístico da cidade
A primeira pesquisa que faremos será a coleta alguns itens importantes, e para isso podemos recorrer à prefeitura local ou consultar os dados do IBGE, que é responsável pela realização do censo demográfico, na internet. Para isso clique neste link do IBGE Cidades@.

Agora pesquisa sobre:
  • População – homens e mulheres
  • Área
  • Densidade demográfica
  • Escolaridade
  • Percentual de população urbana e rural
  • Mortalidade infantil
  • Renda familiar
  • Outros indicativos que possam contribuir para a criação de um quadro acerca das condições de vida local 
Após a montagem desse quadro, podemos pesquisar alguns livros, revistas e enciclopédias com o objetivo de descobrir mais sobre a história da cidade, seus problemas sociais e suas características específicas, para organizar, então, um painel sobre ela. Observe que se sua cidade não tem estes livros, então vamos ter que partir para a História Oral e fazer uma série de entrevistas.

Veja aqui algumas perguntas que poderão ajudar na realização de algumas entrevistas. Lembrando que os entrevistados podem ser os mais variados atores (moradores antigos e jovens, autoridades, pessoas de diferentes ocupações, pessoas envolvidas com problemas sociais ou em atividades econômicas significativas, associações de bairro, partidos políticos, organizações não-governamentais (ONGs), enfim, é interessante entrevistar pessoas de diferentes segmentos sociais, e as perguntas devem ser direcionadas com o intuito de formar uma opinião nos alunos acerca da estrutura da cidade e de seus problemas. Exemplo:
  • O modelo atual de cidade corresponde às expectativas de seus habitantes?
  • O que nos preocupa nela?
  • O que nos atrai?
  • O que nos repele?
  • O que elas proporcionam?
  • O que falta?
  • O que podemos fazer para torná-las humanizadas?
  • O que podemos fazer para torná-las sustentáveis?
  • Qual é o papel do poder público?
Além disso, podemos saber sobre:
  • Qual a origem de seus familiares? De onde vieram? De que país ou eram todos brasileiros?
  • Seus antepassados moravam em que lugar?
  • Como era a vida naquela época? Existiam os mesmos recursos que hoje?
  • Que tipo de atividade produtiva predomina entre eles?
  • Como era a qualidade de vida?
  • Existia um cuidado com as questões ambientais? Existia poluição como hoje?
Mas, isto vai depender do seu problema. Já escolheu, ou ainda está na dúvida? Consulte o seu professor, pois já estamos chegando ao final.

Conclusão e síntese da pesquisa
Agora, você terá que produzir. Pode ser um texto, um vídeo, ou algum arquivo digital que contenha os resultados obtidos em todas as fases do trabalho e suas conclusões, incluindo, é claro, as possíveis soluções para os problemas levantados. Pode ser feito cartazes ou, ainda, painéis que serão expostos e discutidos. Para imaginar soluções pode-se recorrer à experiência de outros municípios em relação aos problemas analisados. Uma boa busca na internet pode ajudar e muito nestas experiências. Recomendo os sites:


RESUMINDO:
Você deve escolher um problema, consultar e pesquisar dados sobre ele, na sua cidade e em outras cidades, deve consultar pessoas com opiniões diferentes, e deve demonstrar aos seus colegas e professor uma possível solução. Esta solução será debatida em sala de aula. Por fim, produzirá um documento que pode ser textual ou digital.

Não esqueça de citar as fonte das informações que você encontrou.

Eu mesmo, fiz este projeto baseado no livro:
JUNIOR, Roberto Catelli. História. Texto e Contexto. Volume único. Ensino Médio. São Paulo: Editora Scipione, 2006