segunda-feira, 4 de março de 2013

Conheça o nosso Sistema Solar e as teorias científicas

Atenção Estudantes!

Hoje, nós iremos navegar pelo nosso SISTEMA SOLAR, e vamos conhecer um pouco da sua história, formação, teorias e conhecer alguns sites interessantes que falam sobre o nosso Sistema Solar. Mas antes, que tal fazermos uma viagem no espaço? Clique AQUI para conhecer um site interessantíssimo chamado SOLAR SYSTEM SCOPE (que significa Âmbito do Sistema Solar)

Nosso Sistema é composto por 8 planetas (Fonte: Só Biologia)
Atualmente, nós estamos aprendendo que o Sistema Solar é composto por uma estrela média, a que chamamos de SOL; 8 planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno - Leia mais AQUI). Até agosto de 2006, Plutão era considerado um planeta, porém, a União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição de um planeta. Como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão ou planetoide e junto com ele ainda temos Ceres, Éris, Makemake e Haumea, ou seja, o sistema solar também é constituído por 5 planetas anões.

Além dos planetas, nós temos os satélites dos planetas, numerosos cometas, asteroides, meteoroides e o espaço interplanetário.

Links interessantes: 

  • Confira o site da NASA (Agência Espacial Norte Americana)
  • Através das lentes do Telescópio Hubble
  • O INPE é o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Brasileiro
  • Veja também a Agência Espacial Brasileira
  • O Google Sky permite você visualizar diversos constelações
  • National Geographic disponibilizou uma Visita Guiada ao Sistema Solar. (Veja AQUI)
  • Você sabia que, com exceção da Terra, todos os outros planetas tem nomes de deuses da mitologia Grega e Romana. (Saiba mais AQUI, no site da SmartKids)
Assista este vídeo para saber mais um pouco:

CONHECENDO AS PRINCIPAIS LUAS (Satélites) DO SISTEMA SOLAR
Você sabia que os cientistas calculam que existem 176 satélites naturais em todo o sistema solar?

Um satélite natural ou lua (em letra minúscula) ou ainda planeta secundário é um corpo celeste que orbita (dá voltas) um planeta ou outro corpo menor. A Lua é o satélite natural da Terra.

Em setembro de 2011, havia 375 objetos no Sistema Solar classificados como luas. Dentre esses, 169 orbitam planetas e 206 orbitam planetas anões e corpos menores. (Leia mais sobre satélites AQUI)

Clique na imagem para ampliar (Fonte: Uenfciencia e Wikipédia)
IMPORTANTE!
O sistema solar completo, em conjunto com as estrelas locais visíveis numa noite clara, orbitam em volta do centro da nossa galáxia, um disco em espiral com 200 bilhões de estrelas a que chamamos Via Láctea

A Via Láctea tem duas pequenas galáxias orbitando na proximidade, que são visíveis do hemisfério sul. Têm os nomes de Grande Nuvem de Magalhães e Pequena Nuvem de Magalhães. A galáxia grande mais próxima é a Galáxia de Andromeda. É uma galáxia em espiral, tal como a Via Láctea, mas é 4 vezes mais massiva e está a 2 milhões de anos-luz de distância. A nossa galáxia, uma de bilhões de galáxias conhecidas, viaja pelo espaço intergaláctico. (Leia mais AQUI)

TEORIAS 

Existem diversas teorias sobre a formação do Universo. Alguns religiosos vão dizer que assim como a Terra, Deus criou o universo e tudo o que existe nele. Essa teoria é chamada de RELIGIOSA e muitas pessoas acreditam nela.

Todavia, mesmo que você seja uma dessas pessoas, não podemos descartar a teoria CIENTÍFICA, pois é através dela que hoje, conhecemos e entendemos muitos fenômenos da natureza. Uma teoria completa a outra, mas existem momentos que elas se chocam. Mas este choque é interessante, pois é na contradição que o ser humano sai da sua 'zona de conforto' e busca por mais explicações.

BIG BANG
O Big Bang, que significa Grande Explosão, apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955), e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.

Big Bang (Fonte: InfoEscola)
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo. (Leia mais AQUI)

GEOCENTRISMO
As primeiras teorias do movimento dos corpos sugeriam que os planetas e o Sol giravam em torno da Terra, que estava no centro do Universo. Esta teoria era chamada de Geocentrismo, na antiguidade era raro alguém que duvidasse desta teoria, pois quando olhamos para o céu, parece que o Sol está dando voltas no nosso planeta, assim como a Lua e os outros planetas. (Leia mais AQUI)

HELIOCENTRISMO
Contudo, Nicolau Copérnico provou que a Terra e todos os demais corpos orbitavam a estrela, criando o modelo heliocêntrico, ou seja, a Terra dava voltas ao redor do Sol, assim como os outros planetas.

Desde então, os cientistas buscaram relações numéricas que descrevessem o movimento dos corpos. Por isso foram elaboradas diversas teorias e leis, como as de Kepler e as de Newton. Entretanto, hoje sabe-se que o método mais adequado para descrever o movimento dos corpos em torno do Sol é a Teoria da Relatividade de Einstein. (Veja mais AQUI)

O SOL
Já que nós sabemos que a Terra gira em torno do Sol, agora falaremos um poucos mais sobre ele. Você sabia que o Sol contém 99.85% de toda a matéria do Sistema Solar. Os planetas contêm apenas 0.135% da massa do sistema solar. Júpiter contém mais do dobro da matéria de todos os outros planetas juntos. Os satélites dos planetas, cometas, asteróides, meteoróides e o meio interplanetário constituem os restantes 0.015%. Clique neste LINK e veja uma tabela que lista a distribuição de massa no nosso Sistema Solar.

Nosso SOL (Fonte: Downloadswallpapers)
O Sol é a fonte de energia que domina o sistema solar. Sua força gravitacional mantém os planetas em órbita e sua luz e calor tornam possível a vida na Terra. A distância aproximada da Terra para o Sol é de 150 milhões de quilômetros e é percorrida pela luz em 8 minutos. 

Esta grande estrela é uma enorme esfera de gás incandescente composta essencialmente de hidrogênio e hélio, com um diâmetro de 1,4 milhões de quilômetros. O volume do Sol é tão grande que em seu interior caberiam mais de 1 milhão de planetas do tamanho do nosso. Para igualar seu diâmetro, seria necessário colocar 109 planetas como a Terra um ao lado do outro. No centro da estrela encontra-se o núcleo, cuja temperatura alcança os 15 milhões de graus centígrados e onde ocorre o processo de fusão nuclear por meio do qual o hidrogênio se transforma em hélio. Já na superfície a temperatura do Sol é de cerca de 6.000 graus Celsius. Ufa! É muito quente. (Leia mais AQUI)

Bem. Acredito que por hoje é só. Fizemos uma viagem e tanto. Se quiser saber mais um pouco entre no site da Wikipédia, mas lembre-se de pesquisar e fazer a sua parte.

Agora, que tal jogar um pouco e conhecer um pouco mais sobre o Sistema Solar brincando? Clique neste link ao lado: JOGO SISTEMA SOLAR