sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Alunos do CESF participam da Corrida do Fogo Simbólico 2013

Os alunos do Centro Educacional "Simões Filho" participaram, no dia 06 de setembro de 2013, da Tradicional Corrida do Fogo Simbólico de Maragogipe. Todos os anos, a escola marca sua presença no roteiro Rua Nova, Cai-Cai, Capagato, e retorno até o Areal.


As comemorações do dia da independência se iniciaram por todo o Brasil. Em Maragogipe não poderia ser diferente, e neste dia 06 de setembro, as ruas maragogipanas receberam mais uma vez a vitalidade da juventude na Tradicional Corrida do Fogo Simbólico, promovida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do município.


A corrida teve início na vila de Coqueiros e os alunos das localidades de Nagé e Coqueiros percorreram a estrada que liga os distritos à cidade de Maragogipe. Já na sede, diversos alunos de escolas públicas e privadas fizeram o percurso tradicional do Fogo Simbólico finalizando na Praça Conselheiro Antônio Rebouças, na frente do prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Maragogipe onde os jovens de todas as idades assistiram neste momento, ao ritual do acendimento da pira, marcando o início dos festejos comemorativos do sete de setembro no município.


Amanhã, está previsto o Hasteamento das Bandeiras na Câmara de Vereadores de Maragogipe, às 08 horas e os desfiles das escolas públicas e privadas.


Neste ano, o colégio fará uma desfile comemorativo. São 60 anos de muita história para contar. Amanhã, dia 07 de setembro, a Fancesf puxará a Escolinha Mickey e às 16h, teremos um Encontrão dos Ex-alunos.

No dia 08 de setembro, teremos o Desfile da Independência, às 09h.



HISTÓRICO DO FOGO SIMBÓLICO
Em 1937, um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a ideia do FOGO, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Aprovada a idéia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o Território Nacional, em peregrinação cívica. A ideia veio ao conhecimento da Liga da Defesa Nacional, entidade que então havia completado 21 anos de dedicação às causas cívico-patrióticas, que se juntou aos idealizadores e criou a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento que em 1938 foi realizado pela primeira vez, num pequeno percurso de 26 quilômetros, entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre.