domingo, 8 de junho de 2014

CESF resgata tradições juninas em "Uma Quermesse no CESForró"


Por ser um evento tradicional no calendário escolar, a nossa festa junina precisa ser comemorada em grande estilo e nada mais justo que revivermos as grandes quermesses que a nossa história e tradição nos legou. Com principal objetivo de sobressair à identidade cultural de um povo frente à globalização e uniformização da característica mecanizada das atuais comemorações, o CESF traz a tona "Uma Quermesse no CESForró"

A metodologia escolhida foi a gincana, pois gera conhecimento e animação dentro do ambiente escolar. Portanto, reviver a história, conhecê-la e praticá-la devem ser o principal motivo para que nossos alunos tornem-se cidadãos deste mundo contemporâneo sem perder a consciência de suas raízes.

Gincana Cultural

Séries envolvidas: Ensino fundamental (1º ano ao 9º ano) e Ensino Médio
Temática: “Festas juninas: tradição popular maragogipana. Vamos brincar?”
Objetivos: Integrar alunos e ex-alunos, professores, pais e comunidade em geral e divulgar o CESForró.
Duração: Duas semanas.
Recursos materiais: Próprios para ornamentação da escola, brindes para os participantes da festa, aparelhagem de som e comidas típicas para o dia da festa.
Avaliação: De acordo com a produção dos alunos nos momentos de preparação da festa.

Regras:
  • As equipes serão divididas por série/ano. Cada turma deve escolher um nome que se relacione com a cultura popular junina e um grito de guerra, assim como a equipe deve promover a organização e caracterização do seu espaço no dia da Gincana e do CESForró. O líder e o vice-líder da sala devem coordenar a divisão das tarefas da turma e fiscalizar a sua execução.
  • As tarefas especiais e virtuais serão disponibilizadas no dia 02 de junho, no Blog do CESF (cesfmaragogipe.blogspot.com.br) e cada equipe terá que realizá-las antes do início das tarefas presenciais que serão disponibilizadas no dia da grande festa.
  • As equipes serão compostas por alunos, professores e no dia da festa, dela também poderão participar ex-alunos, porém o número de ex-alunos não poderá exceder de 1/3 da equipe.
Resultado, Premiação e pontuação:
  • O resultado da gincana cultural será divulgado ao final da festa.
  • A premiação para os visitantes será um balaio junino a ser sorteado durante o evento.
  • No caso das séries do Ensino Fundamental II e Médio, os membros da equipe vencedora desta gincana ganharão 20 pontos extras nas Olimpíadas Internas do CESF, os demais, receberão 5 pontos por participação. Os alunos que não ajudarem suas equipes ou faltarem ao evento, não receberão nenhuma pontuação.
  • Fica a critério do professor de cada disciplina trabalhada, pontuar os alunos participantes nas atividades propostas e conteúdos estudados, com até 2,0 pontos nas notas parciais da II Unidade.
Tarefas
Tarefas especiais

A serem cumpridas antes da festa
  1. CESForró: Cada equipe deve vender o maior número de convites(Valor R$ 2,00). O convite deve ser padronizado pela coordenação da Gincana e deve conter a identificação da equipe, seu nível/série, o nome do comprador (visitante, aluno, funcionário ou professor) e um número para o grande sorteio. Para o sorteio, só valerão os bilhetes que foram entregues na entrada da escola. Obs.: O sorteio acontecerá às 17h30 e o participante sorteado deve receber o prêmio (balaio) no momento, ele terá cinco minutos para reclamar o seu prêmio, caso não reclame, será feito novo sorteio até o prêmio ser reclamado. A equipe receberá 2 pontos por cada bilhete vendido.
  2. Academia Master de Ex-alunos: A equipe deve ajudar no processo de inscrição da Academia Master de Ex-alunos do CESF. Quanto mais alunos inscritos mais pontos a equipe garantirá. Convide um ex-aluno para fazer sua inscrição na Academia até o dia do CESForró e ganhe 10 pontos por membro inscrito. A inscrição custará quatro reais (R$ 3,00) e o membro receberá uma carteirinha de sócio plastificada e o bilhete para o CESForró. (A inscrição deverá ser feita na biblioteca do CESF.)
  3. Balaio Junino: Cada equipe deve trazer uma quantidade (pré-determinada pela coordenação) de produtos típicos para o grande prêmio que será o balaio junino. A entrega deste material deve acontecer no dia 16 de junho, para que 3 balaios sejam feitos. A equipe que cumprir a tarefa completa receberá 100 pontos, se cumprir parcialmente, receberá apenas 50 pontos. Obs.: Os balaios serão distribuídos no sorteio da seguinte forma: Um balaio para o ensino fundamental II, Um balaio para o ensino médio e Um balaio para visitantes. Obs.: Professores e funcionários só podem concorrer a um balaio. O bilhete determinará a qual balaio a pessoa estará concorrendo.
  4. Ornamentação: Cada equipe deverá pintar um espaço pré- determinado do muro da escola(nas aulas de Artes), ornamentar, organizar e caracterizar o seu espaço com símbolos dos festejos juninos, da cultura maragogipana. Esta tarefa vale até 150 pontos que serão divididos de acordo com os critérios: originalidade-criatividade, organização e decoração. A equipe que disponibilizar uma parte de seu espaço para a divulgação da história e da tradição junina ganhará mais 50 pontos. (Veja mais em http://www.festajunina.com.br/)

A serem cumpridas durante a festa (Início: 13h)
  1. Traje típico e comportamento: Todos os alunos podem ir caracterizados para a festa junina. A equipe ganhará 20 pontos por cada aluno caracterizado, sendo que a pontuação máxima seguirá os seguintes critérios: Ensino Fundamental II – 12 alunos caracterizados e Ensino Médio: 6 alunos caracterizados). O comportamento também será avaliado. A equipe perderá 20 pontos para cada aluno que não estiver se comportando adequadamente no dia da festa ou durante a sua organização. (Tempo estimado para avaliação do cumprimento da tarefa: 30 minutos)
  2. Brincadeiras típicas e simpatias: No dia do CESForró, cada equipe terá que apresentar uma brincadeira típica de tradição junina em seu espaço (Exemplos: Pesca da Maçã; Ovo na Colher; Carrinho de Mão; Corrida de Sacis; Jogo das Argolas, Pescaria, Acertar o Alvo, Toca do Coelho. Corrida de Sacos ou Corrida de Três Pés) e uma simpatia junina descrita em cartaz bem colorido. Esta tarefa vale 100 pontos (50 pontos cada). (Veja mais em http://www.festajunina.com.br/) (Tempo estimado para avaliação do cumprimento da tarefa: 20 minutos)
  3. Pratos típicos: As equipes devem apresentar diferentes tipos de comidas típicas juninas. Cada produto ou comida típica diferenciada que estiver na mesa da equipe valerá 20 pontos, sendo que o número máximo de pontos permitido será de 200 pontos. Vale ressaltar que um desses pratos típicos será avaliado no dia da festa por uma equipe de Ex-Alunos do CESF escolhida aleatoriamente entre os presentes. A equipe que tiver o melhor prato típico ganhará mais 100 pontos. A segunda melhor equipe ganhará mais 75 pontos. A terceira melhor equipe ganhará mais 50 pontos, e a quarta melhor ganhará mais 25 pontos. (Tempo estimado para avaliação do cumprimento da tarefa: 30 minutos)
  4. Eleição para do Rei Caipira e da Rainha do Milho: No dia da gincana e do CESForró, as equipes devem apresentar a sua Rainha do Milho e o seu Rei Caipira para a grande eleição, tendo como principal objetivo a criatividade do traje típico e a desenvoltura no palco. Os votos da Rainha e do Rei serão computados separadamente e as duas produções escolhidas receberão, 100 pontos cada uma, para a sua equipe. Os votos recebidos pelas equipes serão computados e somados no total geral. A avaliação será feita por uma equipe de Ex-Alunos do CESF escolhidos aleatoriamente no dia da festa. (Tempo estimado para avaliação do cumprimento da tarefa: 30 minutos)
  5. Vale Cordel: A equipe deverá escrever uma história em versos tipo cordel falando sobre os santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e durante a festa um aluno deve declamar para o grande público. Valor da poesia: 50 pontos na gincana e da declamação, mais 50 pontos. A poesia deve ser entregue para a coordenação da Gincana no dia do evento. (Tempo estimado para avaliação do cumprimento da tarefa: 30 minutos)
  6. Vamos cantar? A equipe terá que produzir uma paródia junina de uma música do grande Luiz Gonzaga sobre a Língua Portuguesa (falada pelos caipiras) e cantar no palco. Esta tarefa vale 100 pontos. (Tempo estimado para avaliação do cumprimento da tarefa: 30 minutos)
  7. Vamos dançar Forró? Cada equipe deverá apresentar no dia do CESForró uma dupla de alunos forrozeiros para um Concurso de Forró. A apresentação deve ser informada na hora e os membros da turma/série devem avisar a equipe coordenadora da gincana. Esta tarefa vale 100 pontos para a melhor dupla de dançarinos, 75 pontos para a segunda melhor, 50 pontos para a terceira melhor equipe e 25 pontos para a quarta melhor equipe. A avaliação será feita por uma equipe de Ex-Alunos do CESF escolhidos aleatoriamente no dia da festa. (Tempo estimado para avaliação do cumprimento da tarefa: 30 minutos)
  8. Minha família é especial: Como neste mês a família está muito presente em nossas vidas, a equipe deve trazer um adulto para realizar determinadas tarefas surpresas que serão divulgadas no momento da festa, assim como seus pontos. (Tempo estimado para avaliação do cumprimento da tarefa: 30 minutos)

Obs. 2: Todas as tarefas das equipes devem ser identificáveis, ou seja, devem conter o nome dos integrantes que realmente estão participando das atividades.