quarta-feira, 23 de abril de 2014

1ª Gincana Cultural do CESF 2014 tem como tema o "Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais"

1ª Gincana Cultural do CESF 2014

Temática: Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais
Séries envolvidas: Ensino fundamental II (6º ao 9º ano)

Regras: Cada equipe terá que realizar tarefas virtuais e tarefas presenciais. As equipes estão divididas por turma e por grupo.
As tarefas virtuais ou especiais serão disponibilizadas no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, no Blog do CESF (cesfmaragogipe.blogspot.com.br) e cada equipe terá que realizar antes do início das tarefas presenciais que serão disponibilizadas no dia 25 de abril e realizadas às 16h40, na quadra do CESF.

Resultado: O resultado da gincana cultural será divulgado na segunda-feira, dia 28 de abril.
A turma vencedora será aquela que tiver a melhor média aritmética na soma geral dos grupos. E os membros da equipe vencedora desta gincana ganharão 20 pontos extras na Olimpíadas Internas do CESF e uma premiação surpresa a combinar, os demais, receberão 5 pontos por participação. Os alunos que não ajudarem suas equipes ou faltar ao evento, não receberão nenhuma pontuação.
O professor de Informática pontuará com 2,0 pontos na disciplina de Informática a todos os alunos participantes das atividades relacionadas abaixo.


  1. Vale Redação: Faça uma redação (mínimo 10 linhas e três parágrafos) explicando qual é o verdadeiro significado do livro para você e a importância de respeitar o direito do autor. Valor da redação: Entre 20 pontos e 5 pontos a depender da correção feita por três professores. A redação deve ser entregue no dia 25 de abril, às 16h40.
  2. Quadrinhos Online: Entre no site da Pixton por Diversão (http://www.pixton.com/br/) e crie uma história em quadrinhos, no estilo Rapidinho. Publique o quadrinho e envie o link para o email do laboratório de informática (labinfocesf@gmail.com). Essa história deve falar sobre a importância dos livros. Esta tarefa vale 15 pontos.
  3. Campanha: Cada equipe deverá criar uma arte de divulgação para internet a ser entregue à Comissão Organizadora no dia 25 de abril às 16h40min para a devida aprovação e autorização para publicação na internet. Você pode falar sobre o Plágio, sobre os Direitos do Autor ou sobre a importância do Livro. Esta tarefa vale 10 pontos.
  4. Vamos Jogar? Entre no hotsite Mistérios em Série (http://educarparacrescer.abril.com.br/misterios-em-serie/) e descubra quais os nomes dos 12 livros e seus respectivos autores. Anote o nome dos livros e dos respectivos autores e entregue para o professor de Informática, pois será de extrema importância para comprovação. Esta tarefa vale 15 pontos.
  5. Que livro você poderia ter escrito? Entre no site da Educar para crescer e responda as seguintes perguntas (http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/testes/que-livro-voce-poderia-ter-escrito-.shtml). Após responder às 10 questões. Você deverá colocar numa folha o nome dos dois livros que você poderia ter escrito e entregar ao professor de Informática. Não se esqueça de colocar seu nome. Esse teste valerá 10 pontos. Todos os alunos podem fazer o teste e a soma máxima será de 40 pontos.
  6. Concurso Cultural: Entre no site da Educar para Crescer e participe do Concurso Cultural Mês de Leitura (http://educarparacrescer.abril.com.br/concurso-cultural/mes-leitura-779101.shtml). Neste concurso, você deverá responder com uma frase de no máximo 250 caracteres a seguinte pergunta: "Por que ler em família é um prazer?". Faça a inscrição, envie a frase e faça uma cópia numa folha e entregue ao professor de Informática. Não se esqueça de colocar o nome dos integrantes da equipe. Todos os alunos podem fazer a inscrição e para cada inscrição feita à equipe ganhará 10 pontos, sendo que a soma máxima será de 40 pontos.
  7. Caça Frases Famosas: Descubra o nome do autor de 10 frases famosas. Após pesquisar e descobrir os autores das frases famosas. Escreva num papel e entregue ao professor de Informática. Esta tarefa vale 20 pontos. As frases serão entregues na sala de aula junto com uma cópia deste documento.
Vamos brincar com o conhecimento.