terça-feira, 8 de julho de 2014

Série Grandes Escritores Brasileiros: Monteiro Lobato

Por George Pestana e Dionicio Junior (6º ano)


O grande escritor infantil José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em 1882, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Transferiu-se para São Paulo, concluindo o curso preparatório do Instituto Ciências e Letras. Matriculou-se em seguida na Faculdade de Direito local, onde se bacharelou. Exerceu o cargo de Promotor Público, em Areias. De volta a São Paulo, fundou a empresa editora Monteiro Lobato & Cia, fracassando neste empreendimento. Limitou-se então a escrever peças de literatura infantil à firma sucessora de sua empresa e para a imprensa, que lhe deve uma colaboração substanciosa e riquíssima.

Conhecido simplesmente por Monteiro Lobato escreveu vários livros. O mais conhecido destes livros foi o “Sitio do Pica-pau Amarelo” (1920-1947), que acabou se consagrando em episódios infantis da televisão brasileira.

O conceito de literatura infantil foi introduzido num livro anterior de Lobato, intitulado “Menina do Narizinho Arrebitado” (1920), sendo que mais tarde, ela foi republicada como Reinações de Narizinho (1931), que é o livro que serve de propulsor à série Sítio do Pica-pau Amarelo. Precedentemente, Lobato já havia publicado os volumes “O Saci” (1921), “Fábulas” (1922), “O Marquês de Rabicó” (1922), “As aventuras de Hans Staden” (1927) e “Peter Pan” (1930), “Memórias de Emília” (1936), “Histórias de Tia Nastácia” (1937), dentre outros. Sua obra voltada para os adultos inclui diversas histórias escritas num estilo leve e gracioso e são povoadas por tipos humanos interessantes.

Monteiro Lobato faleceu no dia de 04 de julho de 1948, na cidade de São Paulo.